PATRONO: Mario Amato


O empresário Mario Amato nasceu em São Paulo em 1918. Aexemplo de outros self-made men, o acionista majoritário da holding Springer S.A. e líder de um conglomerado de empresas, iniciou suas atividades profissionais aos 14 anos de idade, numa papelaria.
Nas atividades de representação empresarial também se destacou nacionalmente, tendo exercido os cargos de presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, diretor do Departamento Nacional do SESI, presidente do Conselho Nacional do SENAI e presidente de Conselho Superior do Instituto Euvaldo Lodi.
De 1953 a 1989, foi presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo. Nesse sindicato defendeu as microempresas, criando o piso salarial, além de um serviço social que mantém o Hospital Sepaco, reconhecido como o melhor hospital de classe no Brasil.
Na FIESP/CIESP, em 1962, foi eleito 1° tesoureiro, tendo sido vice-presidente na gestão de Raphael Noschese. De 1986 a 1992, exerceu a presidência da FIESP/CIESP e, de 1990 a 1994, foi 1° vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Por duas vezes, foi eleito Líder Empresarial pelo fórum da Gazeta Mercantil – em 1989 e 1991. Foi, ainda, conselheiro da Fundação Padre Anchieta e do Teatro Municipal de São Paulo. Esportista, também integrou conselhos de vários clubes. Foi diretor da Federação Paulista de Futebol, presidente da Federação Paulista de Automobilismo e presidente do Clube Atlético Paulistano.
*fonte: SENAI DN. Histórias e Percursos (2002)