segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Boletim SENAI MARIO AMATO EM MOVIMENTO - COPA SENAI tem inscrições encerradas com grande expectativa de participação.



 Boletim


 Ano 2 – Edição 38/2013


COPA SENAI tem inscrições encerradas com grande expectativa de participação.

Na última sexta-feira (22) foram encerradas as inscrições para participar da COPA SENAI – Fase Interclasses. O campeonato terá equipes de futsal masculino nas categorias Sub 22 e Livre. O objetivo de dividir as turmas participantes em apenas duas categorias é proporcionar aos alunos um maior volume de jogo, já que desse modo 10 equipes disputarão o título pela categoria Sub 22 e 7 equipes pela categoria Livre.

Os alunos que ainda não se inscreveram e tem interesse em disputar o Interclasses poderão procurar os Orientadores de Atividades Físicas somente para acrescentar o nome nas equipes existentes, pois as inscrições de novas equipes já estão encerrada.

Vale lembrar que para a Fase Regional da COPA SENAI, a Escola SENAI Mario Amato também inscreve equipe de futsal masculino na categoria Sub 18, além das categorias Sub 22 e livre que disputarão a Fase Interclasse. Portanto, mesmo que o time não seja o campeão do Interclasses, os alunos poderão ser selecionados de acordo com suas qualidades mostradas na Fase Interclasses. Para fazer uma boa campanha não basta só ter técnica e habilidade. O aluno precisa ser disciplinado, demonstrar comprometimento, respeito pelos seus colegas de grupo e demais participantes da COPA SENAI.

Turmas de treinamento serão abertas visando a Fase Regional

Devido ao número de inscritos não será possível realizar o Interclasses nas demais modalidades coletivas.

Os alunos que se inscreveram para jogar basquete masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e futsal feminino participarão de treinos e amistosos com início previsto para o mês de abril. Os treinamentos visam à preparação das equipes para a Fase Regional. Para participar dos treinos é necessário apresentar exame médico.




  


INTERVALO CULTURAL: primeira apresentação com bom humor.


Na última sexta-feira (22), o Intervalo Cultural de 2013 foi aberto no período da noite. Dessa vez, além das músicas interpretadas pelos alunos do Curso Técnico de Química, Alex, Vinicius e Nathan e do Curso Técnico de Plástico, Walter. Mais dois alunos, também da Química deram o ar da graça: Diana e Allan animaram os presentes com o Teatro de Sombras, no qual eles se vestem com roupas em preto e branco, pintam o rosto e imitam as pessoas que estiverem pelo local. E sobrou para todo mundo, desde os alunos, colaboradores e até os músicos.
A apresentação musical também foi descontraída e apesar do tempo chuvoso, que dificulta a chegada à escola, o intervalo contou com boa presença. Vale lembrar que o Intervalo Cultural não está aberto apenas para música, mas, também, para qualquer outro tipo de apresentação.

 

Para os interessados em participar do Intervalo Cultural é simples, basta procurar na Coordenação Pedagógica os Orientadores de Atividades Físicas, Thaís e Thiago e agendar uma data. Mas lembre-se: somente alunos podem participar. Não perca tempo e venha mostrar o seu talento!







CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

EU PRATICO - Flávio, bem próximo incentivando os alunos.

Nesta edição, o nosso entrevistado foi o Assistente Técnico em Design, Flávio Rodrimar Rodrigues. Flávio acompanhou as equipes da escola em alguns jogos da COPA SENAI em 2012 e esteve presente na final estadual em Indaiatuba como torcedor da escola campeã estadual. Confira a entrevista completa:


SENAI MARIO AMATO EM MOVIMENTO - VOCÊ PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUM ESPORTE OU EXERCÍCIO FÍSICO?
FLÁVIO - Já pratiquei vôlei, natação, musculação e o futebol que, como paixão nacional, não poderia ficar de fora. Hoje pratico vôlei no condomínio onde moro e as vezes bato uma bolinha com os alunos da Ferramentaria.

EXISTE ALGUM MOTIVO ESPECIAL QUE O(A) LEVOU A PRATICAR?
Independente do esporte, ele é saúde. Ajuda a parte física, mental, interagir, faz amigos, faz chorar, emociona.


CONTE UM POUCO SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NESSE MEIO DURANTE SUA VIDA. (CITE ALGUM MOMENTO QUE CONSIDERA INTERESSANTE, UM FATO MARCANTE).
Vim do interior, Presidente Prudente, aos 13 anos e sempre gostei de jogar futebol. Cheguei em Diadema em 1978 e disputei alguns torneios regionais, jogos dos trabalhadores, torneios da primavera onde conquistei algumas medalhas jogando vôlei, basquete e futebol.
Um momento interessante foi uma medalha de bronze no basquete, onde havia 3 equipes participando. Em outro momento levei a namorada, que hoje é minha esposa, para ver um jogo no campo do Taderinha em Diadema e no primeiro lance levei uma pancada e bati a cabeça no muro que sustentava o alambrado. Ela nunca mais foi me ver jogando.


COMO ERAM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA?
Educação Física mesmo eu tive no SENAI Almirante Tamandaré. Fazíamos a parte física com corridas, flexões, polichinelos e os esportes básicos: vôlei, basquete e futebol, mas praticávamos de maneira correta com disciplina e respeito.


CONTE UM POUCO SOBRE O QUE VOCÊ JÁ VIU DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO SENAI (JOGOS, APRESENTAÇÕES, GINCANAS, COMEMORAÇÕES, ETC.), E QUAL FOI A MAIS MARCANTE.
No ano passado comecei acompanhar os jogos regionais e estaduais do SENAI. Acompanhei jogos de futebol de salão e vôlei da nossa escola e o comprometimento dos professores e alunos me surpreendeu. Imaginava o “participar por participar”, mas a vontade de fazer o melhor, buscando o resultado independente fosse positivo ou negativo, me motivou a continuar assistindo, e torcendo. Parabéns pelo profissionalismo.
Sou muito emotivo, tive muitas alegrias com meu tricolor São Paulo F. C., mas a final e o título contra Campinas vai ficar sempre marcado. A garra e a vontade que os meninos do futebol de salão tiveram... Eles foram incríveis.


QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E ESPORTES NO SENAI?
Importantíssimo. Além de fazermos profissionais na área que atuamos, essa interação dos alunos na parte física e esportiva é fundamental para seu desenvolvimento. Muitos farão parte da historia do nosso país.


O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CULTURAIS NO SENAI E DE QUE FORMA VOCÊ ACREDITA QUE ELA PODE AUXILIAR OS ALUNOS NO RENDIMENTO DOS ESTUDOS?
Positiva. Tiramos o aluno do paradigma de que a escola é só para esturar. É uma forma de motivar, pois é importante o aluno mostrar suas qualidades, encontrar suas qualidades.


O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR PARA OS ALUNOS DO SENAI MARIO AMATO?
Pratiquem atividades físicas, esportes, seja qual for. Independente do resultado o aprendizado é muito grande. Sigam as orientações de seus professores, eles são capacitados para isso.

Boletim SENAI MARIO AMATO EM MOVIMENTO - ALUNO E ESCOLA – trilhando caminhos para uma identificação entre ambos.


São Bernardo do Campo, 18 de Fevereiro de 2013


Boletim



Ano 2 – Edição 37/2013


ALUNO E ESCOLA – trilhando caminhos para uma identificação entre ambos.



Aproximadamente há dois anos começávamos a fazer parte da Escola SENAI Mario Amato com o objetivo de desenvolver a COPA SENAI. Dentre tantas informações recebidas, uma frase marcou o início do nosso trabalho: integrar-se da realidade da escola.

Tomamos ciência da grandiosidade da Escola SENAI Mario Amato não só pelo seu espaço físico, mas também pela história e visibilidade que a Unidade possui. Percebemos que desenvolver somente atividades ligadas a COPA SENAI não seria suficiente para atender aproximadamente 1000 alunos dos Cursos Técnicos e CAI em 2011 e, chegando a 1200 em 2013.

Então, planejamos atividades voltadas para a qualidade de vida e saúde, que englobam nossa formação acadêmica e ao mesmo tempo se apresentam de maneira prazerosa e correspondem as necessidades e expectativas dos alunos. Entre elas: Taça Mario Amato de Futsal, Ginástica Laboral, participação na semana da SIPAT, Futvirtua e Intervalo Cultural.

A diversificação das atividades se deve ao fato de o aluno optar por aquela que mais tem afinidade. Assim, pretendemos atingir o objetivo e até mesmo missão, que é criar a identificação do aluno com a escola. O intuito é de tornar o ambiente escolar ainda mais prazeroso, onde as relações interpessoais são fundamentais para o crescimento e formação pessoal e profissional do aluno.


                                                                            Thaís Monteiro da Silva
                                                                           Thiago Gonçalves Rocha
Orientadores de Atividades Físicas
_________________________________________________________________

COPA SENAI entra na sua última semana de inscrições

As inscrições para a COPA SENAI 2013 – Fase Interclasses terminam na próxima sexta-feira (22) e a expectativa é de, pelo menos, 150 inscritos apenas nessa fase. Os alunos estão sendo orientados a entregar as fichas individuais e as relações nominais por equipe o mais breve possível para facilitar a organização do evento.
O exame médico foi realizado na última sexta (15) pelos alunos do período da manhã. Os alunos da tarde e noite realizam hoje entre as 17h e 19h. Quem não fez o exame gratuito na escola, poderá encaminhar o atestado através de clinico geral ou cardiologista. Vale lembrar que, para toda atividade esportiva realizada pela escola é necessário o exame, ficando proibida a participação sem o mesmo.

Nota de esclarecimento: as turmas de treinamento serão abertas apenas para as modalidades e categorias que não houver equipes suficientes para a realização do Interclasses. No caso do futsal masculino, que as turmas participam dessa fase, haverá treinamentos somente no segundo semestre, quando as equipes campeãs que representarão a escola estarão definidas.


Nesta edição, o entrevistado da vez da sessão EU PRATICO é o Assistente Técnico, do setor de Design, Flávio Rodrimar Rodrigues. Podemos dizer que ele é um torcedor de carteirinha das equipes da escola pois acompanha sempre que pode as partidas. A entrevista completa pode ser lida no blog.

“No ano passado comecei acompanhar os jogos regionais e estaduais do SENAI. Acompanhei jogos de futebol de salão e vôlei da nossa escola e o comprometimento dos professores e alunos me surpreendeu. Imaginava o “participar por participar”, mas a vontade de fazer o melhor, buscando o resultado independente fosse positivo ou negativo, me motivou a continuar assistindo, e torcendo. Parabéns pelo profissionalismo.
Sou muito emotivo, tive muitas alegrias com meu tricolor São Paulo F. C., mas a final e o título contra Campinas vai ficar sempre marcado. A garra e a vontade que os meninos do futebol de salão tiveram... Eles foram incríveis.”




 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EU PRATICO - Ademir, amante do futebol e música.

O primeiro entrevistado da nossa nova sessão foi Ademir Amorim, Auxiliar de Manutenção da escola e um amante do futebol e da música. Ademir, inclusive, tocou na festa de encerramento de ano da escola em 2012. Confira abaixo a entrevista completa:



SENAI MARIO AMATO EM MOVIMENTO - VOCÊ PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUM ESPORTE OU EXERCÍCIO FÍSICO? 
ADEMIR - Tenho 47 anos e pratico futebol desde os 10 anos de idade.

S.M.A.M. - EXISTE ALGUM MOTIVO ESPECIAL QUE O LEVOU A PRATICAR?
A - Tentei jogar vôlei e basquete mas acabei me identificando com o futebol e ao mesmo tempo tentei ser jogador profissional.

S.M.A.M. - CONTE UM POUCO SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NESSE MEIO DURANTE SUA VIDA. (CITE ALGUM MOMENTO QUE CONSIDERA INTERESSANTE, UM FATO MARCANTE).
A - Bem, como o futebol é a minha paixão, acabei ingressando na escolinha de futebol do Olaria em São Bernardo do Campo, isso aos 12 anos. Uma hora de treino físico e depois quarenta minutos de treino com bola. E o fato mais marcante foi aos 14 anos que eu fiz minha estréia no campeonato marcando 1 gol. E o momento mais importante da minha vida esportista foi aos 16 anos, em que eu estava na escola de futebol da Aclimação, que era uma preparação para os times profissionais de São Paulo, como Corinthians, Palmeiras, Santos, etc.

S.M.A.M. - COMO ERAM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA?
A - Tive aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Estudava de manhã e as aulas de Educação Física eram a tarde, duas vezes por semana. Tínhamos exercícios físicos e a parte de esporte, que ficava a escolha da maioria que era sempre o futebol.

S.M.A.M. - QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E ESPORTES NO SENAI?
A - Ajuda o aluno a interagir e se identificar mais com a escola, participando de campeonatos e se relacionando com pessoas que tenham o mesmo propósito, ou seja, fazer o seu diferencial.

S.M.A.M - O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CULTURAIS NO SENAI E DE QUE FORMA VOCÊ ACREDITA QUE ELA PODE AUXILIAR OS ALUNOS NO RENDIMENTO DOS ESTUDOS?
AÉ muito importante, desenvolve o lado interior de cada um, reúne mais as pessoas com as mesmas afinidade por exemplo cantar, tocar ou até dançar. Com tudo isso, auxilia os alunos nos estudos, mostrando que eles tem potencial e pode ir longe.
Lembrete: a boa música e momento de reflexão, paz e o encontro com Deus.

S.M.A.M. - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR PARA OS ALUNOS DO SENAI MARIO AMATO?
A - O nome SENAI já fala alto. Com 26 anos trabalhados, quase 10 no SENAI Mario Amato, o que eu tenho a falar pra vocês é que o mercado de trabalho espera por vocês, façam a diferença a altura do nome Mario Amato.

Boletim SENAI MARIO AMATO EM MOVIMENTO - Intervalo Cultural: descontração e integração de alunos de diversos cursos em tom artístico.


Boletim
Ano 2 – Edição 36/2013


 
INTERVALO CULTURAL – Descontração e integração de alunos de diversos cursos em tom artístico.


Quinze minutos. Esse é o tempo que os alunos possuem para relaxar e descontrair um pouco fora das aulas. Entre um bate-papo aqui, um lanche ali, é possível se deparar com momentos culturais no quais os mesmos podem expressar seus lados mais artísticos.


Alunos do curso técnico de química interpretando canções durante o Intervalo Cultural de 2012.
 
O Intervalo Cultural surgiu a partir de alunos do curso superior que viam talentos entre os seus amigos. Logo a idéia foi melhorando e passou a ser uma atividade rotineira na escola. Com a organização em conjunto com a Coordenação Pedagógica, o evento possibilitou, no ano passado, momentos descontraídos e regados a música, dança, poesia e outras apresentações.


As apresentações eram simples, no início, e havia apenas os microfones e caixas de som como recursos. Conforme foram sendo realizadas as apresentações seguintes, até iluminação (para as apresentações no período da noite) e mesa de som foram disponibilizadas para melhoria do evento. Rock, reggae, sertanejo, samba, não importa o estilo musical, as canções divertiram os presentes e até ouvia-se pedidos de bis.

Para 2013, o evento segue e a intenção é que ocorra com mais freqüência. Os alunos interessados podem procurar os Orientadores de Atividades Físicas, Thaís e Thiago ou a Coordenação Pedagógica para agendar uma apresentação. O intuito do Intervalo Cultural é poder proporcionar aos alunos momentos de diversão, aprendizado e integração, onde terão a oportunidade de interagir junto com os “artistas” e platéia presente, seja batendo palmas, seja prestigiando.













Agora, toda quinzena teremos uma entrevista com os colaboradores da Escola onde poderão falar um pouco sobre suas vivências nos esportes e outras atividades que costumam realizar. Nosso primeiro entrevistado é o Auxiliar de Manutenção Ademir, amante do futebol e da música. Confira o bate-papo completo no nosso blog ou na página no Facebook. Leia um trecho:


“A prática de exercícios físicos e esportes no SENAI, ajuda o aluno a interagir e se identificar mais com a escola. Participar de campeonatos e relacionando-se com outras pessoas que tenham o mesmo propósito podem fazer o diferencial. As atividades culturais podem auxiliar os alunos nos estudos. É muito importante, desenvolve o lado interior de cada um, reúne mais as pessoas que tenham as mesmas afinidades. Cantar, dançar pode mostrar a eles que existe potencial, e isso também pode fazer com que cheguem longe.”.