Confira, na íntegra, a entrevista que nós fizemos com a Coordenadora do Laboratório de Microbiologia, Rosiane Lourenço, que driblou o sedentarismo e agora corre por uma vida mais saudável:
SENAI MARIO AMATO - VOCÊ PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUM ESPORTE OU EXERCÍCIO FÍSICO?
ROSIANE - Atualmente pratico corrida de rua. Hoje participo de provas de 5 km, mas estou treinando para chegar a 10 km.
S - EXISTE ALGUM MOTIVO ESPECIAL QUE O(A) LEVOU A PRATICAR?
R - Sou uma ex-obesa, cheguei a pesar 120 kg, hoje peso 65 km, há 5 anos fiz cirurgia Bariátrica (redução do estômago) e para manter meu peso e saúde em dia, comecei a me exercitar. Através do convite de uma amiga, em julho de 2012, comecei a participar destas provas de rua e não parei mais.
S - CONTE UM POUCO SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NESSE MEIO DURANTE SUA VIDA. (CITE ALGUM MOMENTO QUE CONSIDERA INTERESSANTE, UM FATO MARCANTE).
Rosiane antes de sua cirurgia.
A corrida de rua faz parte de sua
mudança de estilo de vida.
|
R - Um ano após a cirurgia, comecei a praticar hidroginástica e natação, porém, nunca me senti muito à vontade na água e resolvi mudar, comecei a fazer condicionamento físico e musculação, mas com o passar do tempo também acabei abandonando a academia, deixei de praticar atividade física e comecei a engordar novamente, cheguei a engordar 11 kg, foi quando, a convite de uma amiga comecei a fazer Pilates 2 vezes por semana, foi essa mesma amiga que me convidou para participar de uma destas provas de rua, no início comecei caminhando os 5 km, na primeira prova meu tempo total foi de 55 minutos. Hoje corro 5 km e meu melhor tempo é de 33:46. Treino 3 vezes por semana com uma assessoria esportiva aqui de São Bernardo.
S - COMO ERAM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA?
R - Eu adorava participar das aulas de educação física, estava sempre envolvida em campeonatos dos mais diversos: basquete, vôlei, handebol, futebol. Tudo que envolvia bola me interessava.
S - CONTE UM POUCO SOBRE O QUE VOCÊ JÁ VIU DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO SENAI (JOGOS, APRESENTAÇÕES, GINCANAS, COMEMORAÇÕES, ETC.), E QUAL FOI A MAIS MARCANTE.
R - Tenho acompanhado os intervalos culturais e acho uma iniciativa excelente, incentiva os alunos a mostrarem seus dons, o que eles gostam de fazer quando não estão estudando. Por falta de tempo, nunca acompanhei nenhum jogo que a Mario Amato tenha participado, mas sempre que posso, dou uma olhadinha no Boletim Senai Mario Amato em Movimento.
S - QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E ESPORTES NO SENAI?
R - Praticar atividade física é muito importante em qualquer idade, e hoje eu sei bem disso, quando a escola consegue estimular seus alunos é ainda melhor, eles são jovens, estão em fase de crescimento, precisam se exercitar e o ambiente da escola é muito saudável.
S - O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CULTURAIS NO SENAI E DE QUE FORMA VOCÊ ACREDITA QUE ELA PODE AUXILIAR OS ALUNOS NO RENDIMENTO DOS ESTUDOS?
R - O estímulo às atividades culturais no ambiente escolar ajuda o aluno a querer estar na escola não só no período de aula.
S - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR PARA OS ALUNOS DO SENAI MARIO AMATO?
R - Para eles aproveitarem ao máximo a estrutura excelente que o Senai possui, tanto física quanto intelectual. Logo eles estarão no mercado de trabalho e sentirão saudades do tempo de escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário