No retorno da nossa sessão EU
PRATICO! a entrevistada da vez é Cristiane Campos, Orientadora de Práticas
Profissionais do núcleo de Química. Cristiane estudou na escola Mario Amato e nos falou sobre sua prática de
exercícios físicos e como consegue manter a sua qualidade de vida e o benefício que traz junto ao alívio do estresse do cotidiano.
SENAI MARIO AMATO EM
MOVIMENTO - VOCÊ PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUM
ESPORTE OU EXERCÍCIO FÍSICO?
CRISTIANE - Pratico corrida de rua e já
pratiquei musculação, pilates e natação.
S - EXISTE
ALGUM MOTIVO ESPECIAL QUE O(A) LEVOU A PRATICAR?
C - Sempre achei importante por motivos
de saúde. Mas ao começar a praticar corrida, percebi que além de melhorar a
saúde, também minimizava os sintomas das tensões do dia-a-dia. Durante a
corrida, todas as preocupações são esquecidas e pode-se ter dois focos
distintos, dependendo do momento: o primeiro é no ritmo e nas orientações da
planilha passada pelo treinador e o segundo é simplesmente curtir um passeio
com os amigos no fim de semana nas muitas corridas de rua que São Paulo
oferece.
S - CONTE
UM POUCO SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NESSE MEIO DURANTE SUA VIDA. (CITE ALGUM MOMENTO
QUE CONSIDERA INTERESSANTE, UM FATO MARCANTE).
C - Sempre pratiquei esportes definindo
a freqüência e intensidade sozinha, sem orientação. Foi assim com a natação,
com a musculação e com a corrida, no início. Juntamente com uma amiga que
resolveu se arriscar na corrida de rua na mesma época que eu, buscamos uma
assessoria esportiva e percebemos que o rendimento melhorou bastante com a
ajuda de profissionais, apesar do motivo principal nunca ter sido rendimento e
competição, mas sim fazer uma atividade física com a qual eu me identificasse e
não sentisse preguiça de fazer após um dia cansativo no trabalho.
S - COMO
ERAM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA?
C - Nunca gostei muito das aulas de
Educação Física... Sempre fugia delas, porque as aulas eram muito focadas na
prática de algum esporte coletivo (vôlei, basquete) e nunca fui muito boa
nestes esportes...
S - CONTE
UM POUCO SOBRE O QUE VOCÊ JÁ VIU DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO SENAI (JOGOS,
APRESENTAÇÕES, GINCANAS, COMEMORAÇÕES, ETC.), E QUAL FOI A MAIS MARCANTE.
C - Estou há apenas dois anos no SENAI
como funcionária, mas neste período, tenho percebido os alunos se mobilizando
bastante, com a ajuda da equipe pedagógica, para atividades como o “intervalo
cultural” que sempre acompanho e acho que é um momento muito agradável, em que
professores e alunos de todos os cursos se juntam e incentivam os músicos a
mostrar seus talentos. As atividades cívicas também são muito importantes, na
minha opinião.
S - QUAL
A SUA OPINIÃO SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E ESPORTES NO SENAI?
C - Percebo a escola muito engajada em
atrair os alunos para estas atividades, principalmente através da presença
constante dos orientadores de atividades esportivas, Thaís e Thiago, que são
animados, jovens, presentes e estão conseguindo cada vez mais adeptos aos
esportes, inclusive entre as meninas.
S - O
QUE VOCÊ PENSA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CULTURAIS NO SENAI E DE
QUE FORMA VOCÊ ACREDITA QUE ELA PODE AUXILIAR OS ALUNOS NO RENDIMENTO DOS
ESTUDOS?
C - O
que sempre me chamou a atenção no SENAI como aluna é a importância dada à
formação cidadã dos alunos. Como funcionária, 20 anos depois, tive a grata
surpresa de perceber que essa preocupação se mantém. O envolvimento dos alunos
nas comemorações cívicas através da leitura de textos e apresentações de teatro
faz com que eles se identifiquem com a escola e percebam a importância da data
que está sendo comemorada. E acho que isso se reflete diretamente nos estudos,
a partir do momento em que eles percebem a importância que este conjunto de
fatores terá em sua vida profissional, no futuro.
S - O
QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR PARA OS ALUNOS DO SENAI MARIO AMATO?
C - Que valorizem a escola onde estão
estudando, pois ela é diferenciada em um país que ainda valoriza muito pouco a
educação. Uma escola que se preocupa com a formação do aluno como um todo
(educação formal, cidadania, cultura, lazer) é uma raridade e eles devem aproveitar
ao máximo o tempo como alunos para utilizar todos os recursos que a escola
oferece.
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