quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EU PRATICO! - Cristiane, mantendo a forma com bons hábitos

No retorno da nossa sessão EU PRATICO! a entrevistada da vez é Cristiane Campos, Orientadora de Práticas Profissionais do núcleo de Química. Cristiane estudou na escola Mario Amato e nos falou sobre sua prática de exercícios físicos e como consegue manter a sua qualidade de vida e o benefício que traz junto ao alívio do estresse do cotidiano.



SENAI MARIO AMATO EM MOVIMENTO - VOCÊ PRATICA OU JÁ PRATICOU ALGUM ESPORTE OU EXERCÍCIO FÍSICO?
CRISTIANE - Pratico corrida de rua e já pratiquei musculação, pilates e natação.

S - EXISTE ALGUM MOTIVO ESPECIAL QUE O(A) LEVOU A PRATICAR?
C - Sempre achei importante por motivos de saúde. Mas ao começar a praticar corrida, percebi que além de melhorar a saúde, também minimizava os sintomas das tensões do dia-a-dia. Durante a corrida, todas as preocupações são esquecidas e pode-se ter dois focos distintos, dependendo do momento: o primeiro é no ritmo e nas orientações da planilha passada pelo treinador e o segundo é simplesmente curtir um passeio com os amigos no fim de semana nas muitas corridas de rua que São Paulo oferece.

S - CONTE UM POUCO SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NESSE MEIO DURANTE SUA VIDA. (CITE ALGUM MOMENTO QUE CONSIDERA INTERESSANTE, UM FATO MARCANTE).
C - Sempre pratiquei esportes definindo a freqüência e intensidade sozinha, sem orientação. Foi assim com a natação, com a musculação e com a corrida, no início. Juntamente com uma amiga que resolveu se arriscar na corrida de rua na mesma época que eu, buscamos uma assessoria esportiva e percebemos que o rendimento melhorou bastante com a ajuda de profissionais, apesar do motivo principal nunca ter sido rendimento e competição, mas sim fazer uma atividade física com a qual eu me identificasse e não sentisse preguiça de fazer após um dia cansativo no trabalho.

S - COMO ERAM SUAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA?
C - Nunca gostei muito das aulas de Educação Física... Sempre fugia delas, porque as aulas eram muito focadas na prática de algum esporte coletivo (vôlei, basquete) e nunca fui muito boa nestes esportes...

S - CONTE UM POUCO SOBRE O QUE VOCÊ JÁ VIU DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO SENAI (JOGOS, APRESENTAÇÕES, GINCANAS, COMEMORAÇÕES, ETC.), E QUAL FOI A MAIS MARCANTE.
C - Estou há apenas dois anos no SENAI como funcionária, mas neste período, tenho percebido os alunos se mobilizando bastante, com a ajuda da equipe pedagógica, para atividades como o “intervalo cultural” que sempre acompanho e acho que é um momento muito agradável, em que professores e alunos de todos os cursos se juntam e incentivam os músicos a mostrar seus talentos. As atividades cívicas também são muito importantes, na minha opinião.

S - QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E ESPORTES NO SENAI?
C - Percebo a escola muito engajada em atrair os alunos para estas atividades, principalmente através da presença constante dos orientadores de atividades esportivas, Thaís e Thiago, que são animados, jovens, presentes e estão conseguindo cada vez mais adeptos aos esportes, inclusive entre as meninas.

S - O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES CULTURAIS NO SENAI E DE QUE FORMA VOCÊ ACREDITA QUE ELA PODE AUXILIAR OS ALUNOS NO RENDIMENTO DOS ESTUDOS?
C - O que sempre me chamou a atenção no SENAI como aluna é a importância dada à formação cidadã dos alunos. Como funcionária, 20 anos depois, tive a grata surpresa de perceber que essa preocupação se mantém. O envolvimento dos alunos nas comemorações cívicas através da leitura de textos e apresentações de teatro faz com que eles se identifiquem com a escola e percebam a importância da data que está sendo comemorada. E acho que isso se reflete diretamente nos estudos, a partir do momento em que eles percebem a importância que este conjunto de fatores terá em sua vida profissional, no futuro.

S - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR PARA OS ALUNOS DO SENAI MARIO AMATO?

C - Que valorizem a escola onde estão estudando, pois ela é diferenciada em um país que ainda valoriza muito pouco a educação. Uma escola que se preocupa com a formação do aluno como um todo (educação formal, cidadania, cultura, lazer) é uma raridade e eles devem aproveitar ao máximo o tempo como alunos para utilizar todos os recursos que a escola oferece. 

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